Olá Pessoal!

Sou tradicionalmente um apreciador de cerveja, da famosa gelada. Porém, ultimamente tenho provado alguns vinhos com amigos ou mesmo me arriscando a comprar alguns.
A infinidade de marcas, tipos, uvas, sabores, safras, enfim, me deram a ideia de recorrer a um diário ou algo parecido, para despretenciosamente registrar minhas experiências e poder conhecer melhor esta bebida, cheia de misterios para o grande público leigo, como eu.
Neste blog, quero comentar todos os vinhos que provar e complementar com orientações básicas e importantes para quem quer começar a apreciar o vinho.
Um brinde!

sábado, 7 de janeiro de 2012

Conde de Foucauld

Olá Pessoal!
Estamos de volta, após as festas de final de ano, que acabaram nos afastando dos "trabalhos".
Falando em festas, a virada do ano foi regada ao vinho branco o qual na verdade costumamos dizer, espumante: Conde de Foucauld  - Vinho Branco Espumante Natural Brut, o qual vamos tentar desvendar hoje. Essa foto foi tirada direto do jantar de reveillon que aconteceu no município e Chapada dos Guimarães.
Espumante é um vinho com uma concentração expressiva de dóxido e carbono, que o faz borbulhar quando servido. O Dióxido de carbono resulta de fermentação natural, seja ela feita dentro da garrafa (Método champenoise) ou fora dela (Método Charmat.
O espumante só pode ser chamado de champagne se for fabricado na região de Champagne, no nordeste da França.
Existem variedades de espumantes como o Brut, Prosseco e Moscatel estes dois ulitmos, ligeiramente adocicados, vamos comprovar ainda.
Descrição: Elaborado a partir de uvas Semillon e Pinot Blanc. Método Charmat. Resultou em um espumante fino, de perfume delicado e macio ao paladar.Variedade: corte de Riesling e Semillon - Características: vinho espumante branco brut.Cor: amarelo-palha, ligeiramente esverdeado.Aroma:de frutas cítricas.Sabor: refrescante.Acompanha: desde a entrada à sobremesa.
Degustei-o durante todo o reveillon e no outro dia eu estava ótimo...!
Até breve!

Nenhum comentário: