Olá Pessoal!

Sou tradicionalmente um apreciador de cerveja, da famosa gelada. Porém, ultimamente tenho provado alguns vinhos com amigos ou mesmo me arriscando a comprar alguns.
A infinidade de marcas, tipos, uvas, sabores, safras, enfim, me deram a ideia de recorrer a um diário ou algo parecido, para despretenciosamente registrar minhas experiências e poder conhecer melhor esta bebida, cheia de misterios para o grande público leigo, como eu.
Neste blog, quero comentar todos os vinhos que provar e complementar com orientações básicas e importantes para quem quer começar a apreciar o vinho.
Um brinde!

terça-feira, 6 de março de 2012

Berço do Infante - Vinho Regional Lisboa 2009

Olá Pessoal!
Neste vinho, meu saca-rolhas profissional da marca Tocave apresentou um defeito e os "dentes" passaram a frente sem retirar a rolha.
Liguei no SAC da empresa e me solicitaram para encaminha-lo à fabrica para manutenção, visto que possui 5 anos de garantia. Vamos ver no que vai dar! O resultado vou informar aqui.
Enquanto isso, comprei um tradicional que por enquanto está satisfazendo minhas necessidades.
Quanto ao vinho BERÇO DO INFANTE, VINHO REGIONAL LISBOA 2009  ele apresenta o selo CRV Lisboa que é a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, "uma associação regional interprofissional, à qual compete controlar a origem, garantir a genuinidade e promover os produtos vitivinícolas com direito a Denominação de Origem e a Indicação Geográfica ( Vinho Regional Lisboa )".
A CRV possui selos de garantia e este é da Serie IG Lisboa. Existem várias series em uso atualmente, tais como DOC Alenquer, DOC Arruda, entre outros.
A denominação "Regional" é o nome genérico que engloba todas as regiões (Alenquer, Arruda, Óbidos, etc) que vai de Lisboa a Leiria.
A CRV define as castas para elaboração do vinho que dá direito a denominação Lisboa.
"Na viticultura, é uma variedade que produz uvas com características específicas ou semelhantes. Na enologia, são os aromas transmitidos ao vinho pelas uvas que lhe deram origem e é possível identificar as castas com que foram produzidos através da degustação".
Este vinho é da sub-região Alta Estremadura produzido pelas castas tintas Aragonez e Castelão.
Muito interessante o cuidado de Portugal na classificação e no controle dos vinhos produzidos nesse país!
Mais uma curiosidade: "Recebem o título de Infante todos os filhos legítimos do rei ou rainha de Portugal ou Espanha que não são herdeiros da coroa".
Até breve!